quarta-feira, 5 de maio de 2010

GM DE VALINHOS LIGA-SE À SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA


Guarda Civil Municipal (GCM) de Valinhos passará a ter acesso ao Sistema de Informações de Ocorrências Criminais (Infocrim), da Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado de São Paulo. A aprovação da adesão do município ao Programa Rede Intragov, que integra as redes de comunicação das secretarias e órgãos do estado e consequentemente a permissão de acesso ao sistema eletrônico de informações e mapeamento criminal, é resultado de pedido feito pelo prefeito Marcos José da Silva (PMDB) ao então governador José Serra, em 2009. O prefeito Marcos foi comunicado da aprovação da adesão pelo subsecretário da Casa Civil, Rubens Cury.
O Infocrim está em funcionamento desde outubro de 1999 e tem sido importante ferramenta no combate ao crime, pois possibilita a interligação de Distritos Policiais na cidade e Estado de São Paulo, ao mapear digitalmente dados estatísticos da criminalidade e viabilizar um processo mais rápido e preciso de tomada de decisão e planejamento estratégico de ações preventivas.
A partir do acesso ao Infocrim, será possível a prefeitura desenvolver programas municipais de prevenção ao crime e a violência, além de atingir outras metas, como aprimoramento do cidadão, seja ele, criança, adolescente ou idoso, por meio de atividades sócio-culturais, educacionais, esportivas de lazer e participação da comunidade local, nos projetos sociais a serem implementados.
Capaz de detectar com precisão um mapa dos índices de violência, o Infocrim deve ser estendido este ano pelo Governo do Estado de São Paulo para todos os 645 municípios paulistas. Desenvolvido pelo Grupo de Tecnologia da Informação da Secretaria de Estado da Segurança Pública e pela Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), o Infocrim registra as informações dos boletins de ocorrência feitos nas delegacias.

O banco de dados central é atualizado automaticamente a cada duas horas com dados como local, horário, modo de agir e outras particularidades. Desenvolvido para uso na internet, o aplicativo exibe as ocorrências policiais sobre um mapa, fornecendo precisão até o nível de rua e possibilitando gerar “mapas do crime”, com variáveis como região, bairro, natureza da ocorrência e tipo de vítima.
Estatísticas dos três primeiros meses deste ano, da Secretaria de Segurança Pública do estado, apontam que houve redução nos crimes que mais afetam a população em geral em Valinhos em comparação a 2009. Os dados foram apresentados pelo delegado de Polícia do Deinter 2 Campinas (Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior), Paulo Afonso Bicudo, ao secretário municipal de Defesa do Cidadão, Ruyrillo Pedro de Magalhães.

Redução

Os homicídios em Valinhos apresentaram redução de 50%: apenas um caso foi registrado no primeiro trimestre deste ano, contra dois em 2009. O roubo de veículos apresentou queda de 36,73% ao serem registradas 31 ocorrências nestes três primeiros meses e 49 em 2009. Já o furto de veículos diminuiu 21,43%. Neste caso foram 98 registros no ano passado e 77 este ano. Os roubos em geral apresentaram redução de 7,14%, sendo que em 2009 foram 70 ocorrências contra 65 de janeiro a março último. Os furtos em geral também diminuíram de 265 para 260, um índice de redução de 1,89%.
Para o secretário Ruyrillo, a redução do número das ocorrências é reflexo de vários fatores. “Acredito que um deles é fruto da integração do macrossistema de segurança pública em Valinhos, que envolve a Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público e Magistratura, defendida desde 2005 pelo prefeito Marcos José da Silva, que apóia e incentiva esta união no combate à criminalidade e solução dos casos”, diz. Outro fator, conforme destaca o secretário, é o incentivo às denúncias anônimas, fundamentais na opinião dele para o trabalho de prevenção e repressão da criminalidade.
Segundo Ruyrillo, além do telefone 153 da Central de Operações da Guarda, as denúncias podem ser feitas à Polícia Militar, pelo número 190, e Polícia Civil por meios dos telefones 3871-2400 (Delegacia de Polícia Central) e 3871-6512 (1º Distrito Policial - Vila Santana). “Estas reduções também se devem às ações socioeducativas implantadas pela administração municipal nestes quase seis anos nas áreas de Educação, Saúde, Social e Urbanismo”, diz o secretário.
Ele destaca ainda que a administração do prefeito Marcos tem, desde 2005, contribuído com a segurança pública ao investir na infraestrutura da Guarda e na corporação, como a correção dos salários, compra de motos e viaturas, equipamentos e uniformes, capacitação e redes de informação como a Rede de Integração Nacional de Informação de Segurança Pública, Justiça e Fiscalização (Infoseg), sistema que Valinhos foi uma das primeiras a adotar na RMC.

http://www.dci.com.br/noticia.asp?id_editoria=8&id_noticia=326124

Fonte: gcmsbo.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário