sábado, 1 de maio de 2010

GCM DE ARTUR NOGUEIRA PARTICIPA DO CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA AGENTES DA DEFESA CIVIL


Profissionais que atuam na área de Defesa Civil de Limeira e região são o público-alvo do curso de capacitação, promovido pela Secretaria Municipal de Segurança Pública. O curso, que acontece de 26 a 5 de maio, tem o objetivo de formação de novos agentes e aprimoramento dos atuais.
Fornecer uma visão específica do trabalho do agente e preparação técnica para intervenção decorrentes de desastres e calamidades são os objetivos do curso. De acordo com o diretor da Defesa Civil, Miqueas Balmant, dez cidades da região, incluindo Limeira, foram convidadas a participar. Em Limeira, há 14 agentes integrantes do departamento, mais 26 distribuídos entre as secretarias municipais. “Algumas cidades não possuem agentes e estão interessadas em conhecer e formar uma equipe”, contou.
Entre as disciplinas ministradas, constam concepção e doutrina da Defesa Civil, ocorrências com produtos perigosos, legislação, gerenciamento de emergências, meteorologia aplicada, meio ambiente, prevenção e combate a incêndio e técnicas e táticas de salvamento aquático.
O curso será ministrado por profissionais da área convidados. “O município precisa se organizar na prevenção, no atendimento e no socorro. Será uma ação regional que busca aprimoramento e qualificação dos profissionais, além de serem agentes multiplicadores”, define Balmant.
Para ele, a prevenção tem que ser realizada junto à população, conscientizando-a da importância de não degradar, queimar e poluir. “A prevenção, fiscalização e fortalecimento dos conhecimentos do cidadão para evitar desastres serão destacados no evento”, afirma. Balmant ainda diz que em Limeira não há ocupação desorganizada e enchentes devido à política pública de prevenção, porém ele destaca que o município é cercado por rodovias onde há transporte de produtos perigosos que podem causar acidentes. Para isto, há necessidade da capacitação. O curso acontecerá na Academia Preparatória da Guarda Municipal de Limeira, com tutoria de Anderson Martins e coordenadoria geral de José Roberto Ferreira Alves.

Fonte: www.gazetadelimeira.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário