segunda-feira, 14 de junho de 2010

GCM DE AMERICANA COLOCA BELAS E FERAS NO COMBATE AO CRIME


Para enfrentar criminosos, como traficantes de drogas e ladrões, a Gama (Guarda Municipal de Americana) vai colocar nas ruas belas e feras. Vinte mulheres, que formam o primeiro pelotão feminino da corporação, e quatro cães, um deles da raça rottweiler, estão em treinamento e em seis meses começam a integrar as equipes de patrulhamento. Também vão incorporar ao trabalho nas ruas, no segundo semestre deste ano, cartucheiras de calibre 12 e armas não letais, as pistolas de choque. "Temos que estar preparados para enfrentarmos o crime", afirma o diretor da Gama Marcelo Feola.


O LIBERAL acompanhou na sexta-feira o treinamento dos novos guardas - além das mulheres estão sendo preparados 50 homens - e dos animais. No final da tarde sob uma chuva intensa os novos guardas receberam instruções de defesa pessoal e treinaram técnicas de abordagem e de domínio de situações além de realizarem exercícios físicos incluindo o levantamento de peso: um cano de PVC com um tronco de árvore dentro para dar peso.

"Não podemos parar os exercícios com a chuva porque quando estiverem nas ruas terão de enfrentar as condições no atendimento das ocorrências", explicou Feola. Por isso, todas as atividades foram realizadas sob o temporal. Serão 973 horas de aula de capacitação. Além dos treinamentos físicos existem aulas teóricas que incluem noções de administração de crises. "Há também debates com os guardas mais experientes sobre as situações que vivem nas ruas. Tudo isso é importante", informou o diretor da Gama. Os novos guardas ainda terão aulas de tiro. O treinamento diário começa as 8 horas e só termina às 17. "Ao encerrar o curso os guardas devem passar por avaliação e há a exigência de ter no mínimo 70% de aproveitamento para vestir a farda", disse Feola.

Os quatro cães também estão sendo treinados. O rottweiler vai para o trabalho de enfrentamento, o labrador está sendo preparado para farejar e dois mestiços servirão para apresentação na comunidade, segundo explicou Feola. Os guardas de Americana recebem instruções do Grupo de Operações com Cães da Guarda Municipal de Sumaré. Os animais ficam no canil construído na sede da Gama, no bairro Colina.

"Esses cães irão ajudar nos trabalhos de buscas de drogas e de pessoas escondidas em locais de difícil acesso para o ser humano", explicou Feola.

As mulheres e os novos guardas irão reforçar as equipes que trabalham diretamente no combate a criminalidade como a Romep (Rondas Ostensivas Municipais Preventivas). O objetivo do reforço da corporação é o de aumentar a produtividade em 2010. No ano passado, os patrulheiros da Gama realizaram 159 flagrantes que resultaram nas prisões de 241 pessoas, a maioria acusada de tráfico de drogas.

Guardas femininas irão acabar com o constrangimento nas abordagens

A contratação de mulheres pela Gama (Guarda Municipal de Americana), para o trabalho nas ruas, tem como principal objetivo acabar com as dificuldades quando pessoas do sexo feminino são presas. Atualmente é necessário pedir apoio para policiais femininas, civis e militares, realizarem revistas pessoais. "Com o pelotão feminino as próprias equipes da Gama poderão adotar esse procedimento", explica Marcelo Feola, diretor da Guarda e secretário municipal de Segurança.

Ana Paula Ulian, de 28 anos, formada em Administração de Empresas e cursando Direito, é uma das 20 mulheres que iniciaram o treinamento e deverá compor o pelotão feminino da Gama. "Acho importante a criação desse grupo de mulheres porque vai agilizar muito o trabalho nas ruas. Numa ocorrência as vezes vítimas têm o constrangimento de serem atendidas por guardas homens e, por isso, nosso trabalho vai auxiliar muito", comenta a futura patrulheira da Gama. "Estamos todas empenhadas e preparadas para servir a população", disse. As mulheres da Gama têm entre 20 e 30 anos.

Publicado em http://www.oliberalnet.com.br/cadernos/cidades_ver.asp?c=038EC9A6883

Nenhum comentário:

Postar um comentário