segunda-feira, 29 de novembro de 2010

GCM DE PAULÍNIA COMEMORA 30 ANOS DE COMPETÊNCIA E BONS SERVIÇOS


A Guarda Municipal de Paulínia comemora neste mês 30 anos de atividade. Como é de conheciemento de toda população, A Gm de Paulínia é uma das mais atuantes da RMC (Região metropolitana de Campinas).
Esse ano a Guarda tem mais um motivo para comemorar, além do 30 anos, a Gm recebeu do atual prefeito, José Pavan Júnior, e do Secretário de segurança da cidade, Sr. Ronaldo Pontes Furtado, 30 veículos para contribuir na segurança e o bem estar dos moradores da cidade. Dos quais 23 para uso exclusivo no patrulhamento da cidade.
E Para comemorar os 30 anos da Guarda Municipal de Paulínia, a Secretaria de Segurança Pública promoveu, na Câmara Municipal uma solenidade com homenagens para Guardas Municipais (GMs) da corporação, uma palestra com Dr. Fernando Capez, que é Deputado Estadual, promotor de Justiça licenciado, professor na Escola Superior do Ministério Público de São Paulo e de outros Estados, e nesta sexta-feira (26), acontece um baile de confraternização fechando as comemorações da existência da Guarda Municipal.
A História da Guarda
A primeira Guarda Municipal foi criada em 15 de fevereiro de 1968, pelo prefeito José Lozano Araújo que mandou para Câmara de Vereadores um Projeto de Lei criando a Guarda Municipal Armada (GMA) com um efetivo de 15 homens com a seguinte organização: um Chefe, um Auxiliar, dois Rondantes, cinco Guardas de Primeira Classe, e cinco Guardas de Segunda Classe, sob a alegação de manter a ordem e a segurança do novo município, um desejo do primeiro prefeito que a cidade elegeu, e a intenção era construir uma Paulínia alicerçada no cumprimento das Leis, no entanto para isso precisava da ordem para obter o progresso.
A GMA teve sua história interrompida no dia 16 de março de 1976, quando o Prefeito, José Antonio Ma-ranho, mandou para a Câmara um Projeto de Lei extinguindo a GMA, após o recebimento de um ofício do Comandante do CPA/I/2-520-11, João José de Bastos Brito, de 11 de março de 1976, dizendo que competia à Polícia Militar executar com exclusividade o policiamento ostensivo fardado e armado. Em contrapartida o Cel. do Exército, Francisco Batista Torres de Mello, Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, em visita a Paulínia se comprometeu em complementar o efetivo da Polícia Militar local e ceder duas novas viaturas para policiamento ostensivo.
Em 14 de novembro de 1980, o prefeito, Geraldo José Ballone, encaminhou à Câmara Municipal um Projeto de Lei criando novamente a Guarda Municipal. O presidente da Câmara da época, José Roberto Fávero, comentou que foi uma batalha difícil, pois os vereadores opositores não queriam que o Projeto fosse aprovado, sob a alegação de que geraria muitos gastos para Administração Pública, e que o município não tinha pessoas qualificadas para a posição. “No final o Projeto de Lei foi aprovado por seis votos a favor contra cinco, mas com uma condição: que os GMs andassem a pé em pares, ou a cavalo, para não gerar despesas para o município”, ressalta Fávero.
Finalmente, em 23 de dezembro de 1980, foi promulgada a Lei Municipal nº 714, criando a Guarda Municipal de Paulínia, que teve como primeiro supervisor, Alcides Leopoldino da Fonseca (Didi).
Segundo um dos primeiros GMs do município, Eziquel da Silva, “a cidade era muito pequena, tínhamos 12 cavalos, e andávamos sempre em pares ou em três, fazíamos o patrulhamento vigiando a cidade, e diante de qualquer delito conduzíamos o suspeito a Policia Militar. Também tínhamos pontos fixos, que era a casa do Prefeito, a vigiávamos 24 horas por dia, e o ponto de táxi próximo a antiga rodoviária na Avenida José Paulino, lá ficávamos das 14 às 22 horas, quando os taxistas iam embora, íamos também. Parece que faz tempo, mas na nossa memória isso está muito presente”, relata Silva.
Guarda Feminina
Foi no primeiro mandato do atual prefeito que a presença feminina começou a fazer parte da corporação. Inicialmente 12 mulheres foram contratadas, conquistando o respeito e a admiração que a profissão oferece ao longo da carreira, superando qualquer discriminação, e chegando ao posto mais alto da profissão, como é o caso da GMF Solange de Fátima Ramos que é Inspetora da Guarda Municipal, e que afirma: “O trabalho de um guarda é de extrema coragem, afinal defendemos a vida de pessoas que nem ao menos conhecemos, e temos que estar preparados, pois colocamos em risco a nossa própria vida”, ressalta Fátima.
Criação da Secretaria de Segurança Pública de Paulínia
Após 13 anos, em 26 de janeiro de 1993, é encaminhada à Casa de Leis uma propositura tornando-se a Guarda Municipal em Secretaria de Segurança Pública, diante da necessidade de um trabalho mais direcionado e específico, já que a GM desenvolvia um trabalho valoroso com o crescimento da cidade. O primeiro secretário a ocupar a pasta foi o vereador na época, Osvaldo de Jesus Vicêncio.
Hoje a Secretaria agrega a Guarda Noturna com uma equipe de 96 homens, e a Guarda Municipal com 214 homens e mulheres. Também abriga a Divisão de Trânsito (Ditran) e a Corregedoria da Guarda Municipal de Paulínia.
O secretário de Segurança Pública de Paulínia, Ronaldo Pontes Furtado, expressa muita satisfação quando fala da pasta que está a frente. ”É como uma criança que ganha um presente esperado por muito tempo. A alegria é muito grande, concomitante com a responsabilidade de organizar um sistema de segurança que a gente sonha para uma cidade, para uma população.
A Guarda Municipal de Paulínia é muito jovem, mas atingiu um nível muito alto comparado com a sua existência, hoje a qualificação da GM é comparada com a da Polícia Militar, é uma das forças que compõe a segurança do município. Temos consciência do nosso trabalho e que estamos fazendo a nossa parte”, ressalta o secretário de Segurança .

Nenhum comentário:

Postar um comentário