quarta-feira, 17 de novembro de 2010

GCM DE ARARAS PRENDE 80 PESSOAS EM 10 MESES


Só em outubro, 11 foram levados para prisão; a maioria envolvida em tráfico de entorpecentes

A Guarda Municipal vem realizando um importante trabalho de cooperação com as policias Civil e Militar para garantir a paz em Araras. De acordo com o levantamento da Secretaria Municipal de Segurança Pública, a Guarda Municipal prendeu 80 pessoas entre os meses de janeiro e outubro deste ano.
Desse total, 11 foram capturados no mês passado. Os presos estavam envolvidos em crimes como furtos, roubos, lesão corporal grave, tráfico de entorpecentes e até homicídios.
A estatística também aponta que, nos dez primeiros meses deste ano, foram detidos 25 menores - a maioria deles envolvida com o tráfico de entorpecentes.
“Geralmente são jovens entre 13 e 17 anos, que trabalham para os traficantes na venda das drogas, com o falso sentimento de que nunca serão presos. Um engano, porque muitos desses adolescentes que continuaram no mundo das drogas hoje cumprem pena na Fundação Casa, antiga Febem”, explicou o diretor da GM, Sérgio Jamil Sarraf.
Jamil enfatizou ainda que durante os dez primeiros meses deste ano foram apreendidos quase dois quilos de drogas. Nas ocorrências envolvendo tráfico de entorpecentes foram apreendidas 469 pedras de crack, 531 pepelotes de cocaína e 97 porções de maconha.
“Hoje em dia, as drogas são um dos grandes problemas em todo o país e a Guarda vem se empenhando para tentar diminuir o seu comércio no município”, acrescentou o diretor.
Neste mês de novembro já foram presos mais três traficantes nos bairros José Ometto e Haíse Maria.

Para o secretário Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil, Dr. Milton José Triano, a Guarda Municipal é uma instituição sólida que vem respondendo plenamente aos propósitos que motivaram sua fundação há 43 anos. “Trabalhando diuturnamente, a Guarda Municipal tem realizado um bom trabalho para a comunidade, mesmo tendo limitações constitucionais”, comentou o secretário.
A Guarda Municipal de Araras conta com 163 integrantes – 142 homens e 21 mulheres - e possui 15 viaturas, 10 motos e um canil com nove cachorros.
O objetivo da GM é proteger os funcionários e usuários dos serviços públicos, bem como preservar o patrimônio do município, evitando conflitos e atos de vandalismo em praças, parques, escolas, centros de saúde e outros locais de maior concentração de pessoas e auxiliar as polícias Civil e Militar.
No entanto, a corporação hoje atende ocorrências que vão desde auxílio ao público a prisões em flagrante de traficantes e acusados de homicídios. Pelo menos 15 guardas municipais também realizam serviços nas delegacias e distritos policiais, para suprir a falta de efetivo da Polícia Civil.
Pessoas que precisarem do auxílio da Guarda Municipal podem entrar em contato pelos telefones 153 ou 3541-1532. A denúncia pode ser feita anonimamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário