quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

GCM DE JAGUARÍUNA PARTICIPOU DE CURSO DE TÁTICAS ISRAELENSES


Autor: Aluízio Santana

Foto: Arquivo PMJ

Curso israelense de técnicas de imobilização
Integrantes das Guardas Municipais da região, incluindo Jaguariúna, que foi representada pelo GM Rodrigo Henrique Bueno, participaram em Limeira do Curso Krav Magá Operacional – 0KM, que utiliza uma avançada técnica israelense de imobilização em combate urbano. O curso foi ministrado pelo professor israelense Gabi Shai, no período de 6 a 10 de dezembro. Trata-se de um tipo de arte marcial utilizada pelo exército israelense para imobilizar suspeitos sem exagerar na agressividade e uso da força física.

Gabi Shai atua como assessor internacional para capacitação em segurança e instrutor das Unidades Especiais de Proteção Presidencial. Também treina integrantes de Divisões Antissequestro, ensinando conceitos operacionais proativos utilizando a moderna filosofia de treinamento operacional conhecida como OKM, que inclui tiro seco e vivo, além de exercícios táticos e análise de fatos reais.

Na turma de alunos estavam integrantes das equipes de Americana, Santa Bárbara D'Oeste, Jundiaí, Jaguariúna e Piracicaba. Segundo os diretores Mauricio Cesar Verdi e Renato José de Almeida Chaves Filho, da GM jaguariunense, o GM Bueno será um multiplicador dos conhecimentos adquiridos entre os colegas da corporação.

Atualização – O secretário de Defesa Social, Luís Laurentino Gomes, comentou a participação do GM Bueno no curso, que teve carga horária de 40 horas. “As técnicas e táticas desenvolvidas neste importante curso de especialização estão de acordo com nossa filosofia de trabalho. Temos que estar sempre atualizados para combater a criminalidade com mais eficiência”, diz o secretário.

Já o Guarda Municipal Bueno considerou o curso totalmente aproveitável, pois todos receberam um treinamento que utiliza técnicas modernas de defesa pessoal e vem sendo aplicado em várias partes do mundo pelas forças de segurança. “Será muito útil, sem dúvida, para nossa atuação diária na Guarda Municipal”, atesta. ]

Conforme o diretor Renato Chaves, o professor Gabi Shai ensina como ser mais eficiente no trabalho policial. “Ele nos mostra que um policial pode escapar de uma agressão imobilizando seu agressor com uma pegada firma em determinadas partes das articulações. È uma arte marcial enérgica, mas que não requer tanto o uso da força para algemar um suspeito, por exemplo”, declarou.

Fonte: Prefeitura de Jaguariúna - Secretaria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário