quinta-feira, 7 de julho de 2011

GCM DE VINHEDO REALIZA COM EFETIVIDADE PATRULHAMENTO PREVENTIVO EM EVENTOS ESPORTIVOS MUNICIPAIS


Com o objetivo de oferecer mais segurança aos espectadores e participantes dos eventos esportivos do município, a Guarda Civil Municipal de Vinhedo tem feito o patrulhamento preventivo de todos os jogos e eventos desportivos municipais. Segundo o prefeito Milton Serafim, por saber que a equipe está presente nos eventos, a população sente-se mais segura para participar das realizações esportivas e comparece em peso nas atividades promovidas pela Secretaria de Esportes e Lazer. “A presença maciça dos munícipes nos jogos do campeonato amador é um exemplo claro disso, pois os espectadores e jogadores assistem com tranquilidade aos jogos por saberem que a Guarda está presente e pronta para agir em qualquer eventualidade”, explicou.

Para que este trabalho seja bem desenvolvido em Vinhedo, a Prefeitura investe constantemente na capacitação dos membros da corporação, incentivando sua participação em cursos de especialização e para que o grupo aprimore e empregue técnicas atualizadas nas ações de campo. “Os guardas civis municipais participam regularmente de treinamentos que enfocam o desenvolvimento de suas habilidades e de novas técnicas para uso nos serviços preventivos, seja nos jogos desportivos ou nos trabalhos diários efetuados em todos os bairros da cidade”, comentou o secretário de Transporte e Segurança, Toninho Falsarella.

Reforçando esta premissa, o comandante da Guarda, Osmir Cruz, destacou que os treinamentos norteiam e padronizam a conduta operacional do grupo, preparando-o para agir com qualidade frente a qualquer situação. “Nos campeonatos municipais, por exemplo, a Guarda Municipal atua para inibir e controlar tumultos e tentativas de invasões nos campos de futebol, uma vez que os ânimos ficam à flor da pele durante os jogos. Caso aconteça algo, estamos aptos a agir com efetividade”, ressaltou.

Além das capacitações e treinamentos, o poder executivo também investe em equipamentos que auxiliam o trabalho do grupo em ações preventivas, colaborando para o patrulhamento de eventos nos quais haja um grande número de pessoas. “Entre estes equipamentos está o jato líquido de gengibre, que é uma arma de uso não letal bastante eficaz e que atinge apenas o causador do incidente, não afetando a segurança e bem-estar das pessoas que se encontram muito próximas ao agressor”, explicou o comandante Cruz.

Canil Municipal

A equipe do Canil Municipal – integrante da Guarda Civil Municipal de Vinhedo – também atua no patrulhamento preventivo dos jogos desportivos municipais. A presença dos cães nos torneios ajuda a inibir as ações de pessoas mal intencionadas e colabora às ações realizadas pela corporação nos campeonatos e torneios. “Os animais passam por adestramento e realizam com frequência uma série de qualificações, principalmente para nos ajudar no combate de situações adversas em locais nos quais haja concentração de pessoas, como praças públicas e campos de futebol”, comentou o secretário de Transporte e Segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário