domingo, 29 de maio de 2011

GCM DE HORTOLÂNDIA UTILIZARÁ RADIOCOMUNICAÇÃO DIGITAL


Tecnologia de ponta impede interceptação de dados em ocorrências


Por Isabela Santos, Hortolândia 09/05/11 16:31

Até o final deste mês, os Guardas Municipais de Hortolândia passarão a utilizar um moderno meio de comunicação via rádio digital. A nova tecnologia, investimento da Prefeitura de Hortolândia, permite clareza na comunicação entre os agentes e impede a interceptação das mensagens por pessoas que não sejam da corporação. Antes, o atendimento da Guarda Municipal era feito por equipamentos analógicos.

A nova tecnologia exibe um software que oferece as estatísticas das ocorrências. O cálculo é feito instantaneamente. Outra função importante é que o rádio digital será interligado com o geoprocessamento da Prefeitura. Assim, é possível identificar qual viatura está mais próxima do local da ocorrência.

A Prefeitura investirá R$ 335 mil na aquisição da nova ferramenta de comunicação, que inclui 25 aparelhos fixos nas viaturas, 25 portáteis e a repetidora que funciona como captadora do sinal que é enviado direto para o setor de controle.

Entre as funções inclusas no aparelho estão a gravação da comunicação, identificação das chamadas, GPS, que localiza os locais das ocorrências e uma função que armazena as informações. A proposta é que o novo sistema ofereça o compartilhamento e integração das ocorrências entre a equipe da Secretaria de Segurança.

A previsão é que os guardas municipais iniciem o processo de capacitação para a utilização dos rádios na próxima semana. A empresa responsável pelo fornecimento dos equipamentos capacitará 10 guardas municipais que serão responsáveis por multiplicar a qualificação para os demais agentes. Equipe operacional de rua, controladores e o setor de gestão administrativa receberão os equipamentos.

Segundo o secretário de Segurança Pública, Orlando César Andretta, o novo sistema garantirá comunicação precisa entre os patrulheiros. “O compartilhamento de dados só é possível por meio do sistema digitalizado e visa obter melhores resultados no atendimento à população. A comunicação entre os guardas municipais será muito mais eficiente. O resultado é mais agilidade no trabalho da equipe de segurança“, afirma Andretta.

Publicado em http://www.hortolandia.sp.gov.br/wps/portal/!ut/p/c0/04_SB8K8xLLM9MSSzPy8xBz9CP0os_hAEz9vb1N_YwOLwDBXA0_XkEDvEBdvA69AY_2CbEdFANJZDcY!/?WCM_GLOBAL_CONTEXT=/wps/wcm/connect/Hortolandia2011/hortolandia2011/noticias/seguranca/guarda+municipal+de+hortolandia+utilizara+radiocomunicacao+digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário