segunda-feira, 9 de maio de 2011

ARARAS - "LEI DO SILÊNCIO" SERÁ ENCAMINHADA À CÂMARA MUNICIPAL


Reunião do Comitê de Segurança discutiu medidas a serem tomadas – entre elas, a compra de decibelímetros

A elaboração da “Lei do Silêncio” e a compra de decibelímetros (aparelho para aferição dos altos índices de poluição sonora) foram as mais importantes decisões tomadas, nesta semana, no gabinete do prefeito, durante a reunião mensal do Comitê Integrado de Segurança Pública de Araras (Comsepa).
O prefeito Dr. Nelson Dimas Brambilla também comentou sobre a viagem que fez à Brasília, na semana passada, e suas tratativas junto ao Ministério da Justiça, objetivando viabilizar recursos para projetos de segurança, bem como para implantação do programa Cidade Digital.
O prefeito falou também sobre o andamento do processo de licitação para aquisição de semáforos e enfatizou a necessidade de se promover campanhas de conscientização e cidadania no trânsito.
Comandantes de forças de segurança do município, o tenente Rogério Vieira (Corpo de Bombeiros); o capitão Cyro Caramaschi (Polícia Rodoviária) e o primeiro sargento Marcos Henrique de Barros (Polícia Ambiental), debateram sobre as legislações reguladoras do trânsito, as resoluções do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e sua aplicabilidade no município, enfatizando a competência conjunta do Demutran (Departamento Municipal de Trânsito) e da Polícia Militar para lavratura de autos de infrações.
A Lei do Silêncio foi discutida para ser implantada no município o quanto antes. Para isso, todo o projeto de Lei será encaminhado em breve à Câmara Municipal.
O capitão Caramaschi apresentou o modelo ideal de decibelímetro que poderá ser utilizado no município para aferição dos altos índices de poluição sonora e aplicação de multas aos infratores. Aparelho este que conta com certificado de calibração e regulação efetuada pelo Inmetro, ficando deliberado pelo prefeito Dr. Brambilla pela aquisição desses aparelhos nos próximos dias.


Trânsito

O diretor do Demutran, Luis Carlos Bressan Júnior, apresentou um esboço dos pontos estratégicos e prioritários para sinalização vertical e horizontal em Araras, os bairros onde há maior deficiência de sinalização de solo, e, os índices de vandalismo que ocorrem com furtos de cones, placas de ruas e placas de sinalização.
Enfatizou também a importância da prefeitura ter adquirido uma máquina de sinalização de vias públicas. Por fim, informou que já encontra-se concluído no Demutran um projeto para monitoramento através de radares e lombadas eletrônicas, dependendo apenas da assinatura de profissional especializado, para dar sequência à implantação.
Também foram tratados assuntos pertinentes à necessidade de estruturação do Fundo Municipal de Segurança, por meio de uma Comissão Gestora, que ficaria responsável pela capitalização de verbas junto à iniciativa privada, a celebração de convênios com o Governo do Estado e o Governo Federal e, implantação de campanhas mobilizadoras em prol da segurança.
No encerramento, o secretário de Governo, Vanderlei Basílio do Nascimento, comentou sobre a importância do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) desenvolvido pela Polícia Militar nas escolas, na formação e conscientização de crianças como multiplicadores no combate à droga e à violência.
Também participaram da reunião os secretários Dr. Sergio Colletti Pereira do Nascimento (Assuntos Jurídicos); Dr. Milton José Triano (Segurança Pública); José Olavo Paganotti (Ação e Inclusão Social); o diretor da Guarda Municipal, Sergio Jamil Sarraf e Ronaldo Celotto, do Núcleo de Ações Estratégicas (NAE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário