segunda-feira, 25 de outubro de 2010

GCM DE ARTUR NOGUEIRA COMPLETA 30 ANOS






Fundada em 1980, sob a Lei Municipal n. 1439 na administração do Prefeito Rubens da Silva Barros, a Guarda Municipal de Artur Nogueira comemora 30 anos na administração. Na época os nove guardas municipais, um chefe e carro modelo fusca, de acordo com o Guarda Municipal Carlos Roberto dos Santos, se reuniam em frente a uma padaria sob a sombra de uma árvore.

Hoje a Guarda conta com 51 homens, quase todos possuem coletes a prova de balas, funcional para porte de armas e aguardam a chegada de novos uniformes e 4 espingardas GA12. Cinco dos guardas atendem a delegacia e um o fórum, duas motos são emprestadas ao Departamento de Trânsito e oito viaturas a serviço da corporação.

O porte funcional de armas só é possível devido à capacitação assídua exigida em cursos da Senasp – Secretaria Nacional de Segurança Pública em Brasília, e ao convênio com a Polícia Federal que vai até 2014.

E é através desses cursos que um novo projeto está previsto com apoio da administração, dois dos guardas fizeram curso de cinotecnia, técnicas de adestramento de cães, e a obtenção de um canil.

O índice da redução de ocorrências no último ano é considerável de junho de 2009 a junho 2010, obteve 58% em todo o município, isso só foi possível graças ao árduo trabalho desenvolvido pela Guarda Civil Municipal com o apoio da Polícia Militar e Polícia Civil e um sistema implantado pela Administração no ano passado que teve apenas quatro homicídios no ano, relacionados à droga normalmente trazida de fora.

O sistema detalha a estatística por idade, horário, sexo e horário de ocorrências divididos em quatro períodos mostra as regiões mais críticas a serem trabalhadas. Mês a mês as estatísticas são finalizadas e enviadas aos órgãos de segurança para atuarem juntos com a polícia civil, que fornece as ocorrências do município.

A comemoração ocorreu pelo Centro Cultural, onde estiveram presentes os irmãos da família Azul Marinho dos Municípios de Cosmópolis e Nova Odessa, e algumas autoridades municipais, além dos integrantes da corporação nogueirense e familiares.

Parabéns à Corporação da Guarda Civil Municipal de Artur Nogueira pelos seus 30 anos de serviços prestados à população!!!

Saudações Azul Marinho!!!

2 comentários:

  1. Gostariamos de parabenizar a Guarda Civil Municipal de Arthur Nogueira pelos seus 30 anos de ótimos trabalhos, e dizer que gostariamos da presença de voçês no próximo dia 15 de dezembro onde tambem completamos 17 anos. Ficariamos muito honrrados com a participação dos nossos irmãos azul marinho em nossa comemoração. Se for possivel deixe em nosso blog o email do comandante e enviaremos um convite formal.

    ResponderExcluir
  2. A GCM de Itanhaém parabeniza nossos irmãos de Artur Nogueira pela comemoração. 30 anos de bons serviços!

    ResponderExcluir