quinta-feira, 5 de agosto de 2010

CANIL DA GCM DE ITAPIRA É INAUGURADO OFICIALMENTE


O Canil da Guarda Civil Municipal, que já vinha funcionando há cerca de três anos, foi inaugurado oficialmente na quinta-feira, 15, com uma cerimônia realizada na sede da corporação. Supervisionada pelo comandante da Guarda, Heraldo Sabadini, a unidade conta com a coordenação dos Gcms Mirovaldo Farabello, José Luiz Evangelista da Silva, Rodrigo Domingos Chagas, Paulo Borges e André Alex Lemes.

Além deles, o evento contou com as presenças do prefeito Toninho Bellini, do vice-prefeito Antônio Carlos Martins, dos vereadores Luís Hermínio Nicolai e Mário da Fonseca e do veterinário responsável pelo Canil, Rodrigo Luiz Domingues. Também compareceram guardas civis municipais de Mogi Guaçu, Mogi Mirim e Amparo, além de integrantes do Batalhão de Polícia da Infantaria do Exército, de Campinas.

Em seu discurso, Toninho Bellini enalteceu o pioneirismo do Canil da GCM de Itapira na região, destacou a atuação eficiente da corporação que é reconhecida pela comunidade e citou projetos municipais bem sucedidos na área de Segurança, entre os quais a Ronda Escolar.

O Canil dispõe de estrutura moderna e que atende a todas as especificações necessárias para a correta manutenção dos animais, dispondo atualmente de dois pastores belgas malinois, dois rottweilers, um pastor alemão e um dogue alemão. Os quatro primeiros cães são frequentemente utilizados em operações policiais, exercendo funções como controle de distúrbios, buscas em matagais, farejamento e apoio à ronda escolar. O pastor alemão ainda se encontra em fase de treinamento por ser filhote e o dogue alemão é usado em demonstrações de adestramento para alunos e eventos.

Conforme salientaram os GCMs que coordenam o Canil, os cães já foram requisitados para apoio em operações realizadas em Mogi Mirim, Mogi Guaçu, Santo Antônio de Posse, Jacutinga (MG) e Ouro Fino (MG), reafirmando o sucesso da iniciativa itapirense e sua repercussão positiva em toda a região.

Eles frisaram ainda que têm participado periodicamente de eventos e cursos de aprimoramento em outros municípios, já havendo mais dois programados: Faro, em Cerquilho (dias 30 e 31 de julho e 1º de agosto), e Cinoterapia, em Pirassununga (dias 31 de julho e 1º de agosto). O segundo enfocará a utilização de cães para o apoio na recuperação de pessoas doentes ou com deficiências, projeto que o Canil da GCM pretende desenvolver no município.

Um comentário:

  1. Caros companheiros!

    Deixo aqui o meu depoimento orgulhoso por fazermos parte da grande família de Guardas municipais em todo o Brasil. Mostramos a cada dia a nossa competência profissional e preparo para exercer qualquer atividade na proteção do cidadão brasileiro.
    Parabéns a todas e todos!!
    Esse é o nosso site oficial do SINDGUARDAS/RN:
    WWW.SINDGUARDASRN.BLOGSPOT.COM

    Por favor acessem e divulguem.
    Precisamos nos unir na defesa dos nossos projetos de melhoria para o guarda municipal e condições de trabalho.
    Essa é uma luta nacional.
    Um abraço fraterno.

    ResponderExcluir