sábado, 8 de junho de 2013

GM DE ARTUR NOGUEIRA REGISTRA BO DE TENTATIVA DE HOMICÍDIO

Homem atira em duas pessoas em Artur Nogueira


Redação

A Guarda Municipal de Artur Nogueira recebeu na noite de terça-feira (14), às 18 horas, uma denúncia anônima de que um indivíduo teria baleado duas pessoas.
Quando chegaram no local informado, na Rua Alcindo Simões, Bairro Nosso Chão, os guardas constataram que as vítimas já tinham sido socorridas ao Pronto-Socorro do município. Ao entrar em contato com uma das vítimas, foi descoberto o nome do atirador, que ainda está desaparecido.
Duas horas após o ocorrido, a Polícia Civil e a Guarda Municipal foram até a residência do suspeito, que fica na Rua Augustinho Romolin, também no Bairro Nosso Chão. O local estava vazio, mas as autoridades encontraram e apreenderam objetos para posteriores investigações.
As vítimas, pai e filho, foram encaminhadas para o Hospital da Unicamp. Uma delas tem apenas 15 anos e não corre risco de morte. A segunda vítima, de 51 anos, está internada na UTI.
A equipe do Portal Nogueirense entrou em contato com o Hospital da Unicamp, mas maiores informações não puderam ser divulgadas.

GM DE ARTUR NOGUEIRA CONSCIENTIZA QUANTO À PROIBIÇÃO DE TRÁFEGO DE CAMINHÕES EM ÁREA URBANA

Tráfego de cargas pesadas e perigosas está proibido em Artur Nogueira


Agentes de Trânsito e guardas municipais entregam panfleto informativo sobre nova lei

Paulo Holdorf

Desde a última quarta-feira (15), caminhões que transportam cargas pesadas e perigosas estão proibidos de trafegar e estacionar em todo o perímetro urbano de Artur Nogueira.
Segundo as instruções distribuídas aos motoristas de caminhão pela Secretaria de Trânsito do município, veículos de cargas perigosas são aqueles que transportam produtos inflamáveis, explosivos, tóxicos ou radioativos. Já os veículos de cargas pesadas são aqueles que, carregados ou não, o peso ultrapasse três toneladas. Lembrando que o treminhão se enquadra a um veículo pesado articulado, composto de uma unidade tratora e de mais de um reboque.
O tráfego de cargas pesadas e perigosas apenas está permitido quando o motorista do caminhão portar um cartão de identificação, fornecido pela Secretaria Municipal de Trânsito. O cartão só é emitido quando for comprovado que a base operacional ou a residência do motorista estar localizada no município e que o veículo está sendo conduzido a uma delas. Também é permitido caso o caminhão necessite realizar carga ou descarga no comércio local ou no perímetro urbano, mediante a comprovação ou situação de emergência.
Segundo o secretário de Trânsito, Alcir Caetano, o cartão de identificação já pode ser retirado gratuitamente. “O motorista vai até o Departamento de Trânsito e retira o cartão gratuitamente. Assim como existem os cartões para idosos e deficientes, a partir de agora terá esse cartão de identificação para a circulação de caminhões em Artur Nogueira. O nosso objetivo não é prejudicar ninguém da cidade, é apenas tirar o fluxo maior desses veículos do centro da cidade”, relata o secretário.
Segundo o prefeito Celso Capato, a lei tem a importância de organizar o trânsito, preservar o pavimento das vias públicas, valorizar a área comercial e garantir mais segurança e menos transtornos aos moradores.
“O principal intuito é retirar o trânsito de carga perigosa e pesada da cidade, proibir que os caminhões que desviam do pedágio e usam a nossa cidade para cortar caminho. Tudo isso coloca em risco a vida das pessoas, prejudica o pavimento da cidade que não é preparado para esse tipo de veículo, além de atrapalhar o trânsito no centro da cidade”, afirma Capato.
O prefeito revela ainda que faltou investimento do Governo do Estado ou da concessionária que administra as rodovias para a construção de um anel viário na cidade. “Muitos caminhoneiros pagam para concessionárias de diversos pedágios pelas rodovias da região, mas também usam o centro da nossa cidade e Artur Nogueira não tem benefício nenhum, pelo contrário, só é prejudicada”. Ainda segundo Capato, a prefeitura e a Secretaria de Trânsito estão forçando para que a Artesp, o Governo do Estado ou a concessionária, projete um anel viário para o município.

GM E POLÍCIA CIVIL DE ARTUR NOGUEIRA APREENDEM ADOLESCENTE POR TRÁFICO DE DROGAS

A Polícia Civil e a Guarda Municipal de Artur Nogueira apreenderam na última quinta-feira (9) um adolescente de 17 anos. O adolescente foi abordado próximo ao Campo Rapadão, local já conhecido como ponto de tráfico de drogas pela Polícia.
Em poder do menor foi encontrado crack, maconha e dinheiro. Com isso, foi conduzido para delegacia, onde foi lavrado o auto de apreensão de adolescente. Segundo a Polícia Civil, o indivíduo já tem diversas passagens pela delegacia por prática de tráfico de drogas. O menor será apresentado no fórum local para providências cabíveis.

A CADA 16 CRIMES COMETIDOS EM ARTUR NOGUEIRA, UM ENVOLVE MENOR

DEBATE: Você é a favor da redução da maioridade penal no Brasil?


Dos 1.013 Boletins de Ocorrência elaborados de janeiro a abril deste ano sobre crimes praticados em Artur Nogueira, 62 tiveram a participação ou foram praticados exclusivamente por menores de 18 anos de idade, segundo dados divulgados pela Delegacia de Polícia Civil do município.
Deste total, boa parte, precisamente 48 ocorrências estão relacionadas a drogas, como tráfico e porte ilegal. Os demais casos são ligados a furtos e lesões corporais.
Na tarde de ontem, terça-feira (7), outra ocorrência registrada teve a participação de menores. A Guarda Municipal recebeu a denúncia de que dois indivíduos trafegavam em alta velocidade em uma moto sem placa pela SP 332. Os guardas partiram para o local e depararam com os descritos no bairro Sacilotto II. Os indivíduos abandonaram a moto e tentaram fugir, mas foram detidos pelos guardas.
Na abordagem, a Guarda Municipal constatou que os indivíduos tinham 16 e 15 anos. Nada de ilícito foi encontrado. A moto não tinha documentação e foi apreendida. Os menores foram conduzidos até a Delegacia e após registro do ato infracional foram liberados.
A discussão a respeito das alterações no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e na Maioridade Penal está em discussão em todo o Brasil. Frequentemente, a imprensa divulga crimes envolvendo a participação de menores de idade.
O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), entregou em Brasília, aos presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados um projeto de lei que altera o período de internação de menores infratores.
O presidente do Conselho Tutelar de Artur Nogueira, Luiz Augusto Rossi, acredita que nada adiantará a redução da maioridade penal sem que as leis sejam revistas. “Se isso for a solução teremos que a cada ano, reduzir ainda mais e logo teremos crianças de dois anos presas. Elas são usadas para o crime por não serem punidas, e servir de escudo para os maiores. Se reduzir para 16, eles contratam os de 12, se baixarmos para 12 eles vão aliciar os de 9 e assim sucessivamente. Temos que modificar as leis e repreender de forma mais rígidas os autores e os aliciadores. Modificar as leis para que os crimes sejam punidos de forma verdadeira. Dar a Polícia, poder de Polícia e dar ao infrator o lugar de infrator.
Segundo o presidente em exercício do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de Artur Nogueira, Adonai Brum, o tema merece atenção e urgência. “Infelizmente chegamos ao fundo do poço nessa questão e o que se vê é uma espécie de criminosos “privilegiados”, não só no Brasil.  E devido ao grau de esclarecimento dos juvenis e adolescentes, e mesmo dos infantis, creio que o que se verá é cada vez mais a idade de prática de crimes diminuir, além do quê, certamente os bandidos irão recrutar crianças abaixo dessa idade para a prática dos crimes. Nos EUA e outros países, como a Suécia, por exemplo, mediante a análise do perfil psicológico do jovem criminoso é possível estabelecer a responsabilidade penal e punir com severidade crimes considerados hediondos, independentemente da idade. Eu acho que deveríamos caminhar nesse sentido, mas caminhar a passos rápidos”, afirma o presidente do Conseg.

E você, é a favor ou contra a redução da maioridade penal? Comente!

Fonte: http://nogueirense.com.br/a-cada-16-crimes-cometidos-em-artur-nogueira-um-envolve-menor/

GM´S DE ARTUR NOGUEIRA E MOGI MIRIM PRESTAM SOCORRO EM ÁREA RURAL




Homem de 20 anos morre após sofrer acidente em Artur Nogueira

Segundo GM, acidente de sábado à noite envolveu trator e motocicleta

O nogueirense Patrick Ricardo Giacometti, de 20 anos de idade, morreu na noite do último sábado (4) após sofrer um acidente de moto em uma estrada rural do bairro Paiol de Telha, em Artur Nogueira divisa com Mogi Mirim.
Pessoas que passavam pelo local encontraram o corpo e solicitaram ajuda. A Guarda Municipal de Mogi Mirim e o Samu compareceram ao local, mas a vítima já estava sem sinais de vida.
Segundo a Guarda Municipal de Artur Nogueira, um trator está envolvido com o acidente. Após o ocorrido a tratorista teria se evadido do local e agora poderá responder por homicídio culposo, quando não há intenção de matar.
A Perícia de Americana também esteve no local. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Limeira. Segundo a família, Patrick era solteiro, morava em um sítio no bairro Paiol de Telha e trabalhava na agricultura.