Ciclo de palestras reúne 100 meninas na Escola Modelo
Hidaiana Rosa/ Myllena de Luca
O Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de Artur Nogueira promoveu no último final de semana, sábado (27) e domingo (28), o encontro “Proibido para meninos, indispensável para meninas”. Durante o evento, aproximadamente 100 moças receberam orientações sobre autoestima, moda, sexualidade, etiqueta, comportamento e beleza. As palestras ocorreram no Centro Municipal de Educação Básica Monteiro Lobato (Escola Modelo), das 9 às 17 horas, no sábado, e das 9 às 12 horas, no domingo, e foram ministradas pela escritora e mestre em teologia, Sonia Rigoli, e por profissionais das áreas de psicologia e ginecologia.
Autoridades do setor da Segurança de Artur Nogueira estiveram presentes na abertura do ciclo de palestras. “Nós vivemos num mundo onde os valores foram deixados de lado. Então, a televisão e a mídia ensinam muita coisa errada e às vezes o comportamento básico de uma menina, os valores das meninas, estão sendo perdidos com o tempo. Esse tipo de seminário vem para resgatar aqueles valores que as avós e as mães ensinavam no passado”, alerta o Subtenente da Polícia Militar de Artur Nogueira, Marcelo Ribeiro.
“Esse tipo de evento é bom, pois conscientiza a juventude através desses temas preventivos que são abordados nas palestras”, afirma o comandante interino da Guarda Civil de Artur Nogueira, Helio Santos.
As adolescentes que estiveram presentes no encontro receberam brindes, prêmios e serviram-se de café da manhã, almoço e café da tarde, que foram cedidos pela Prefeitura de Artur Nogueira através da Secretaria Municipal de Educação. “Eu nunca tinha vindo num evento desse e estou achando bem divertido. É interessante, pois os temas daqui são poucos abordados pelos pais e você vem aqui e se abre para as conversas, pois são apenas meninas e você fica bem mais a vontade”, conta a estudante Bruna Taíse, 13 anos.
“A maioria das palestras tem a ver comigo. Eu gostaria de ter escutado palestras assim antes, até para aprender sobre como se cuidar em certas ocasiões”, reflete a nogueirense Aline de Jesus Brito Pereira, de 17 anos.
“Estou muito feliz por causa da presença das meninas, pois sem elas não haveria evento, e fico mais feliz ainda pela forma como elas nos receberam. Elas vibraram e participaram das palestras. Percebe-se que tudo aquilo que foi passado foi bem compreendido e certamente elas colocarão muito do que aprenderam em prática, usarão na vida delas. Nós sabemos que muitas meninas perdem a infância, a adolescência e a juventude, pois muitas vezes desconhecem a importância do cuidado que devem ter consigo próprias. Estamos aqui com o propósito de que essas meninas aproveitem a melhor fase da vida, que é a juventude, tendo sonhos, se cuidando e se preparando para o futuro. Queremos que essas meninas sonhem alto, que queiram ser pessoas especiais e importantes para a sociedade e a prevenção faz parte desse processo”, esclarece a palestrante do seminário, Sonia Rigoli.
“Se a gente conseguir mudar a vida de uma menina, já valeu a pena. Graças a Deus tem mudado mais, mas não são todas que mudam. Uma semente foi plantada e um dia cada uma lembrará de tudo o que aprendeu nesse final de semana”, comenta o presidente do Conseg, Adonai Brum.
“Se conseguirmos fazer um trabalho de conscientização para melhorar o futuro dessas meninas, também estaremos ajudando a segurança pública. Enquanto eu estava nos bastidores organizando tudo, eu escutava a participação e os gritos de empolgação, isso é muito gratificante. O que acontecerá com elas o futuro irá dizer, mas só de os pais deixarem elas participarem é um presente para nós”, finaliza a diretora social de assuntos comunitários, Natalice Conceição Aleixo Miyazaki.