quarta-feira, 30 de março de 2011
RAPAZ É MORTO A FACADAS EM RIO CLARO
Fotos enviadas pela Guarda Civil Municipal mostram o local onde o jovem foi assassinado. Vítima não tinha passagem pela polícia
SEU CORPO FOI LEVADO PARA PILÃO ARCADO, NA BAHIA. DELEGADO AVISA QUE ESTÁ PERTO DE SOLUCIONAR O CRIME
Da Redação
Rio Claro já contabiliza nove mortes violentas desde o começo do ano. O ajudante de pedreiro Alimárcio Souza Nascimento, 25 anos, foi assassinado a golpes de faca na noite de domingo (27), quando estava em frente a uma praça pública localizada na Rua 5 entre as Avenidas 33 e 35, no bairro Cidade Jardim.
De acordo com os guardas civis municipais que atenderam a ocorrência, os vigias particulares das imediações encontraram o corpo da vítima e acionaram a GM.
Próximo ao corpo do rapaz, os GCMs encontraram uma faca suja de sangue, sem o cabo, e na Avenida 33 foram localizadas uma motocicleta (com placas de Rio Claro), além de um capacete. No interior da praça, as autoridades encontraram outro capacete. Todo esse material foi apreendido e deverá passar por perícia, cujos resultados podem ajudar durante as investigações.
Segundo os funcionários do Instituto Médico Legal (IML), o jovem foi velado no velório municipal e nesta manhã será levado até a cidade baiana de Pilão Arcado. Os motivos do crime ainda estão sendo apurados, mas, segundo delegado Marcos Garcia Fuentes, em breve o caso será esclarecido.
"Estamos perto de desvendar mais esse crime. As investigações prosseguem em sigilo e estão avançadas. Já estamos perto também de descobrir os fatos que motivaram esse assassinato", fala o delegado responsável pela Delegacia de Investigações Gerais (DIG). A Polícia Civil tem 30 dias para concluir o inquérito.
Fonte: JC Rio Claro
quinta-feira, 10 de março de 2011
GCM DE ARTUR NOGUEIRA RECEBE CERTIFICADO DE CREDENCIAMENTO DA POLÍCIA FEDERAL
O Guarda Civil Municipal 3ª Classe Nascimento, integrante do Grupo de Apoio Tático da GCM de Artur Nogueira, foi aprovado no credenciamento de instrutor de armamento e tiro realizado nos dias 14,15 e 16 de Dezembro de 2010 pelo Departamento da Polícia Federal na Cidade de São Paulo.
Na última terça (22) de fevereiro o GCM recebeu das mãos do Sr. Fernando Duran Poch, Superintendente Regional da Polícia federal de São Paulo, o Certificado de Credenciamento de Instrutor de Armamento e Tiro.
Tal exame é realizado uma vez por ano, com o objetivo de atestar a capacidade técnico-profissional de instrutores há serem credenciados, onde a média de aprovados no final é de apenas 15% devido o grau de complexidade das avaliações, que consiste em três etapas, uma avaliação escrita composta de 100 questões, a segunda consiste de prova oral sobre a legislação e por último, conhecimentos técnicos.
Sendo aprovados nas duas etapas anteriores, o candidato segue para avaliação prática devendo comprovar conhecimentos no manuseio e exercícios de tiro, sendo obrigatório obter no mínimo 70% de aproveitamento em cada etapa. Considerado apto, o Departamento da Polícia Federal emite o respectivo Certificado de credenciamento e habilita o instrutor aplicar as provas de capacitação técnica de tiro para compra, renovação, transferência de arma de fogo emitindo e assinando laudo técnico ao Departamento da Polícia Federal.
Esse credenciamento inclusive habilita o GCM Nascimento a emitir laudo de liberação para pessoas que possuem registro de arma e precisam de renovação. Em Artur Nogueira ele é a única pessoa habilitada a fazer tal serviço.
Com isso, a Guarda Civil Municipal de Artur Nogueira, comprova cada vez mais, a capacidade e profissionalismo de seus integrantes com qualificação para melhor poder atender a população.
GCM DE ARTUR NOGUEIRA GARANTE SEGURANÇA NO CARNAVAL 2011
A Guarda Municipal de Artur Nogueira realizou excelente trabalho durante os seis dias de carnaval de rua realizados no centro da cidade.
A GCM atuou em apoio aos demais orgãos municipais, como defesa civil, fiscalização, trânsito, secretária da saúde, conselho tutelar e polícias civil e militar.
Com a ajuda do monitoramento foram realizadas várias apreensões de drogas e lança-perfume, vários indivíduos foram conduzidos até a delegacia para registro de boletim de ocorrência.
Os GCM´s *ue realizaram patrulhamento a pé pelo recinto fizeram a apreensão de várias garrafas de vidro, pois estava proibido de serem portadas pelos brincantes.
Os GCM´s Liberato, Gregório, André e Nascimento, no dia 08, durante patrulhamento pela Av. Dr. Fernando Arens, visualizaram, G., morador do Bairro Residencial Itamaraty, onde segundo informações, confirmadas pelos agentes do GAPI (Grupo de Apoio à Polícia de Investigação), o mesmo encontrava-se procurado pela justiça. Diante dos fatos o indivíduo foi detido e conduzido até o plantão policial, onde foi ratificada a prisão em flagrante.
Para reforçar o patrulhamento ostensivo pelo centro da cidade foi entregue à Guarda Civil Municipal um novo veículo, um Fiat Doblô 1.4, 4 portas, *ue permanecerá temporariamente na corporação.
Para controlar alguns tumultos dos foliões foram utilizados espargidores à base de gengibre *ue foram recentemente adquiridos pela administração para utilização durante o carnaval 2011.
sexta-feira, 4 de março de 2011
GCM DE ARTUR NOGUEIRA AUMENTA EFETIVO PARA O CARNAVAL
Com a realização do Carnaval de rua em Artur Nogueira, do dia 03 a 08 de março, para manter a sensação de segurança no Município, o efetivo da corporação foi ampliado. Serão quase 40 GCM´s divididos em oito viaturas, pontos fixos e patrulhamento à pé pela Av. Dr. Fernando Arens e Av. Sete de Setembro.
A Guarda Municipal nogueirense também terá o apoio de câmeras de monitoramento, equipamento de última geração, que serão instalados em toda estenção da avenida.
Estará a disposição da população uma Base Comunitária da Guarda Municipal, montada em frente ao palco, esquina com a rua Dr. Adhemar de Barros.
Recentemente foram adquiridos "sprays" espargidores à base de gengibre, que serão distribuídos entre os guardas municipais, para controle de possíveis distúrbios.
terça-feira, 1 de março de 2011
GCM DE AMERICANA RECEBE TRÊS BASES MÓVEIS
Na tarde desta sexta-feira (25/02), o prefeito Diego De Nadai entregou para a Guarda Municipal de Americana três Unidades Móveis de Monitoramento Urbano, que permitirão aos agentes de segurança flagrar ações criminosas, vandalismos, infrações de trânsito, inclusive tráfico de drogas em escolas e praças públicas, em um raio de dois quilômetros. O investimento foi de cerca de R$ 1 milhão.
“É mais uma conquista para toda a população de Americana. Teremos a segurança ampliada com as bases e também com a formação, em breve, dos 80 novos guardas. Esta base móvel é uma avançada solução tecnológica sendo aplicada na prevenção e repressão criminal. Toda nossa cidade ganha”, disse o prefeito Diego.
Com as unidades é possível rastrear e gerenciar a distribuição do efetivo de viaturas no perímetro do município através de software específico com tecnologia 3G, contribuindo para acionar a viatura mais próxima daquela ocorrência, minimizando assim o tempo de pronto atendimento e maximizando a eficiência no gerenciamento logístico da força de segurança. Da mesma forma, a solução vem embarcada com conexão banda larga de internet para agilizar a consulta ao banco de dados Infoseg para verificação da situação criminal de pessoas e veículos com registros criminais, facilitando a captura de criminosos.
Marcelo Feola, diretor da GAMA, afirmou que a unidade só vem crescendo com tantos investimentos desde o início da administração Diego De Nadai. “Faz dois anos que estou na GAMA e, com o apoio do prefeito Diego, grandes investimentos chegaram até nós. Em 2010, a Prefeitura de Americana investiu mais de R$ 15 milhões aqui, e ainda temos praticamente mais dois anos para melhorar a nossa estrutura física e também o corpo da Guarda”, disse Feola.
Segundo o prefeito Diego, as unidades móveis já estarão em operação nos próximos dias em diversos pontos críticos. “A GAMA possui uma estatística dos locais que mais precisam de monitoramento e segurança. As três bases já estarão nas ruas na próxima semana. Mais duas bases chegarão para completar a frota. Com elas em ação, a cidade de Americana diminuirá a criminalidade”, frisou Diego. Elas possuem também maior eficiência no quesito ostensividade, permitindo maior sensação de segurança pois a comunidade poderá inclusive recorrer a essas unidades móveis para apoio, orientação e informação.
A entrega contou com a participação de secretários e vereadores.
Assinar:
Postagens (Atom)